Faça um filme e ganhe alguns milhoes

Por Tomas Creus

Depois de analisar exaustivamente as táticas de marketing utilizadas pelos recentes "megahits", cheguei aos dez métodos fundamentais necessários para que você - sim, você mesmo, com uma câmera caseira de vídeo ou um Super-8 - rode o seu sucesso mundial e ganhe milhões.

1. Fazer o filme é fácil: pegue três atores, dê-lhes uma câmera, solte-os no meio da floresta e deixe-os fazer o filme por sua conta. Depois espalhe que tudo foi "um caso real". Caso os atores sejam dois reconhecidos canastrões globais e uma modelo "que quer ser mais do que um rosto bonito" (não vamos citar nomes), escolha uma floresta com grande número de animais selvagens perigosos. E faça com que se trate mesmo de "um caso real".

2. Capte as imagens em vídeo (VHS), de preferência com a câmera sempre tremendo e as imagens fora de foco. Mesmo que ninguém enxergue nada, sempre se pode dizer que isso faz parte da "estética". Se alguém reclamar, diga que é uma das regras do "Dogma" (não é necessário especificar qual).

3. Morra: o público é necrófilo. Veja o caso do Stanley Kubrick, que morreu antes de lançar "De Olhos Bem Fechados", o qual, mesmo sem ser seu melhor filme, acabou se tornando seu maior sucesso de bilheteria. Não esqueça de preparar antecipadamente os cartazes com os clássicos dizeres: "O último filme de... " (mesmo que também seja o primeiro).

4. Caso você não queira morrer, para poder desfrutar um pouco que seja das glórias que virão, então mate seu ator principal. Ele ficará eternamente agradecido. (Caso ele não concorde, convença-o falando sobre o caso de Brandon Lee, destinado a ser um ator medíocre de filmes de pancadaria vivendo à sombra do pai e que, graças ao tiro que levou nas filmagens de "O Corvo", virou um ator "cult". E não falemos de James Dean, Marilyn Monroe...)

5. Tudo pode ser utilizado para promover o filme, basta ser esperto. Por exemplo, se o filme for recusado pelo Festival de Cannes, você pode anunciá-lo como "O filme que Cannes não ousou mostrar". Você pode ainda incluir esta brilhante sub-chamada: "Com as chocantes cenas que a TV não mostrou" (que se referem, naturalmente, a todo o filme).

6. Caso você deseje atingir especificamente o público adolescente, coloque uma faixa preta sobre os cartazes de divulgação com os dizeres: "Filme ultra-violento não recomendado para menores de 18 anos". Não esqueça de incluir o "ultra-violento", se não eles vão achar que é apenas mais um filme pornô com cenas iguais às que eles os podem ver em qualquer programa de auditório da TV. Pensando bem, as cenas ultra-violentas eles também podem ver na TV, mas tudo o que é proibido é melhor.

7. Utilize os famosos métodos de associação inconsciente, e pegue carona no título de algum filme já famoso para promover o seu. Por exemplo, "O Oitavo Selo".

8. Assim como alguns filmes, nas campanhas publicitárias, exageram seu custo para promovê-lo ("O filme mais caro da história!! Milhões de dólares desperdiçados!! "), o processo inverso também é sucesso garantido. Tipo: "O filme mais barato da história, feito com apenas 500 reais mais o troco da padaria". Experimente! Falar do orçamento é sempre mais excitante do que mostrar tediosas sinopses ou descrições de personagens nas quais ninguém está mesmo interessado.

9. As continuações, por piores que sejam, sempre rendem, já que, para o espectador comum, os filmes anteriores emprestam, ainda que de forma inconsciente, algo do seu prestígio à nova obra. O tal "Episode One", por exemplo, faturou milhões, mesmo sendo bem inferior à trilogia original. O que você pode fazer para tirar partido desse interessante fenômeno psicológico é lançar o seu filme como se já fosse uma continuação de um filme que nunca existiu: "A Volta dos que Não Foram - Parte II". O público, no mínimo, vai ficar curioso.

10. Caso nenhuma das táticas acima funcione, você sempre pode aproveitar a publicidade negativa. Se a crítica malhar implacavalmente o filme em todos os jornais, os seus próprios amigos reclamarem, e o público ficar de pé ao fim da sessão, gritando "O diretor! O diretor! ", mas segurando tochas flamejantes e uma forca, você pode lançar a obra novamente alguns meses depois, com um único slogan: "O FILME MAIS POLÊMICO DO ANO". Funciona...

Fonte: http://www.nao-til.com.br/nao-68/tomas2.htm