Ribeirão Preto vai começar a domesticar o mosquito da dengue

SUN PARLU – Ribeirão Preto lidera em 1º lugar como cidade modelo para criação de mosquito Aedes aegpty da dengue em cativeiro, donos de pets shops e casas agropecuárias deveram comercializar larvas do mosquito domesticadas até o final deste mês, esta foi uma das estratégias tomadas pelos cientistas e biólogos da Embrapa.

Segundo estudos científicos apresentados por biólogos da Embrapa em Ribeirão Preto, fica mais fácil domesticar o bicho do que tentar matá-lo, pois como havia falado Raul Seixas em uma de suas canções do passado: Eu sou a mosca que pousou em sua sopa, pois não adianta me matar que virá outra em meu lugar.

Em Ribeirão Preto, a média de picadas pelo bichinho era de 20225 casos por dia em 2007. Nesse ano de 2008, são mais de 30112 casos por hora, em média.

Sendo isso um problema grave, um estudo feito pelo Ministério da Saúde já apontou Ribeirão Preto e Barretos com condições de epidemia de dengue até momento presente.

Para tentar diminuir o número de casos de dengue, a população tentava construir "armadilhas" usando garrafas pets furadas para poder capturar e tentar botar fim no mosquito, mas isso não estaria trazendo resultados significativos, pois os próprios mosquitos usavam as armadinhas como casa própria procriando mais mosquitos ainda.

Para poder resolver tal situação biólogos vem usando métodos aplicado em cães policias, o chamado "adestramento", com isso, o mosquitos irá se auto educar deixando de picar o homem passando a ser um bichinho de estimação em casa.