A pimenta é mais excitante que as ostras




Muito alem das ostras e champagne. Os verdadeiros interruptores da sensualidade sao as especiarias, como a pimenta (61%), os queijos, principalmente os italianos (58%), e o vinho tinto (25%). Quem revela sao os sexologos e nutricionistas que explicam os segredos das "verdadeiras comidas afrodisiacas" em um estudo promovido pela revista Le Vie del Gusto.


Que a boa comida seja ligada ao amor, nao é um segredo para ninguem, como confirmam 7 estudiosos em 10, assim como o fato que atraves do paladar, se encontra o coraçao do amado(a) (84%). Se para 47% esta ligaçao entre comida e vontade sexual é alem de tudo "mental", para 46% existe uma certa quimica.

Mas entao quais serao os verdadeiros aleados do "Eros"? Alem da pimenta, que estimula alguns hormonios que influenciam na vasodilataçao e no desejo estao tambem o androstendiolo, um hormonio presente no suor e tambem no tartufo, a mostarda (que ativa a glandula sexual) e o queijo que contem feniletilamina, hormonio produzido pelo cerebro quando nos apaixonamos.

Da investigaçao promovida pelo "mensilenogastronomica", conduzida por 110 sexologos e nutricionistas, é conclusa que a ligaçao entre comida e desejo, nao so existe, mas é tambem muito forte. Os especialistas confirmam que um bom almoço ou jantar, pode ser fundamental para conquistar um homem ou uma mulher (38%), na qual se adiciona 29% que retem tal ato muito importante. Somente 7% nao retem a mesa um instrumento util para a seduçao.

Mas como seduzir a mesa? Entre os segredos, seguramente, esta aquele de cozinhar para o outro (58%), muito mais eficiente que um jantar em um restaurante chic (16%), ou, ainda melhor, segundo 44%, "cozinhar juntos". Se entao, voce nao é capaz de cozinhar nem um ovo, melhor um restaurante (58%), com um menu a base de produtos tipicos e regionais, que propoem uma cozinha tipica e regional, (13%).

Importante a apresentaçao e as cores, sejam elas do local, como da atmosfera (43%), onde precisa preanunciar o "calor", ligados a paixao e ao calor. E nao esquecer do aspeto olfativo: se é muito forte e persistente os perfumes ao inves de estimularem a paixao poderam crear uma sensaçao contraria ou quase (22%).

Entre as sugestoes dos estudiosos, a utilizaçao de produtos e ingredientes made in Italy é seguramente ao primeiro lugar (54%), alem, natualmente da escolha de outros pratos "nao muito pesados" para evitar o efeito contrario (47%).
Traduzido por eu mesmo